Projeto sobre serviços ambientais prevê criação de estratégia em PSA para o Vale do Ribeira

O Instituto Socioambiental (ISA), com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica Ribeira de Iguape e Litoral Sul, fomentado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), está iniciando o projeto que visa elaborar estratégia para implantação de pagamento por serviços ambientais (PSA) para o Vale do Ribeira. O ISA vem desenvolvendo ações com este tema na região desde 2009, promovendo seminários, estudos e apoiando iniciativas, e esse acúmulo será fundamental para nortear as ações do projeto que se inicia.

As atividades previstas para a primeira fase do projeto incluem pesquisa sobre o estado da arte das políticas em PSA, visita técnica a município onde o PSA tenha sido implementado, e quatro oficinas sobre serviços ambientais em diferentes regiões do Ribeira. Serão produzidas informações sobre aspectos voltados à água e floresta, dois serviços ecossistêmicos ricos na região, em escala 1:50.000 para a bacia do Ribeira e escala 1:10.000 para a microbacia do rio Pilões, que envolve os municípios de Eldorado e Iporanga.

Com base nos dados levantados nas visitas e oficinas, será discutido com agricultores, gestores, pesquisadores e sociedade civil as estratégias que valorizem os serviços ecossistêmicos e as especificidades do Vale do Ribeira e que possam integrar uma política de pagamento por serviços ambientais.

Todo o processo será acompanhado por um Conselho Gestor, que acompanhará e planejará as atividades, formado por representantes de governos, sociedade civil e instituições de pesquisa.
Na página eletrônica da campanha Cílios do Ribeira foi criada área específica para compartilhar informações sobre o tema e sobre o projeto, que pode ser acessada aqui.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ivy@socioambiental.org.