A importância de recuperar

A importância de recuperar

“A mata ciliar atua como um corredor ecológico, que possibilita que indivíduos isolados em fragmentos possam deslocar-se até outro fragmento, garantindo a sustentabilidade de espécies vegetais e animais em suas relações naturais”, explica um dos responsáveis técnicos pelas ações de recuperação das matas ciliares da Campanha Cílios do Ribeira, o biólogo Jonas Costa Rangel. Segundo ele, a mata propicia o fluxo gênico, ou seja, a interação de indivíduos da mesma espécie, mas de comunidades diferentes. “Sem este fluxo, pode ocorrer um empobrecimento genético e declínio no número de espécies”.

Exemplo de mata ciliar preservada no alto curso do rio Ribeira
Exemplo de mata ciliar preservada no alto curso do rio Ribeira

Para os recursos hídricos, a mata ciliar também é importante pois protege as cabeceiras, curso dos rios, e o volume de água. O técnico explica que, sem a mata ciliar, a água da chuva penetra com mais intensidade no solo e os sedimentos são depositados dentro dos rios, provocando assoreamento e mudanças na qualidade das águas. Neste sentido, projetos de recomposição florestal são essenciais para a manutenção da biodiversidade e preservação dos recursos hídricos. O engenheiro florestal Marcos Rogério Diniz, coordenador dos processos de recuperação florestal da campanha, alerta que os projetos de restauração devem ser planejados e seguir regras estipuladas pela legislação vigente.

No caso do Vale do Ribeira, o engenheiro explica que a predominância é das formações florestais da floresta ombrófila densa, mas também são encontradas formações de restinga, manguezais e encosta atlântica fluvial, o que faz da região um complexo mosaico de ambientes. Para Diniz a campanha vai proporcionar a disseminação de técnicas apropriadas de reflorestamento, dentro de um trabalho participativo. “O potencial de replicabilidade é o diferencial do projeto. Esperamos que os proprietários rurais, as prefeituras da região, e as comunidades de modo geral, se envolvam e consigam expandir as ações de reflorestamento em cada localidade”.