Prefeitura de Registro usará mudas produzidas no projeto “Da semente à floresta” para recuperar mata ciliar

Na última sexta-feira, 12/04, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente da Prefeitura de Registro recebeu as primeiras 655 mudas de árvores, produzidas no viveiro localizado na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Segundo a chefe da Coordenadoria Técnica de Saneamento Ambiental da Secretaria, Milena Koki Ribeiro, as mudas serão utilizadas para recuperar a mata ciliar do trecho urbano do Rio Ribeira de Iguape e também serão plantadas no Bosque Municipal.

Ao todo serão mais de 2 mil mudas de árvores doadas para a Prefeitura. As primeiras são de pata de vaca branca, juçara, ipê amarelo e farinha seca. Elas foram produzidas por alunos do curso de Agronomia no projeto “Da semente à floresta”, realizado em parceria com o Vidágua e financiado com recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).

“As mudas deverão ser plantadas às margens do Rio Ribeira no início de maio”, explica Milena. Professora da disciplina de Silvicultura da Unesp, Francisca Alcivânia de Melo Silva afirma que o projeto realizado com o Vidágua tem o objetivo de recuperar as matas ciliares e as primeiras 30 mil mudas produzidas no viveiro do campus de Registro serão doadas à Campanha Cílios do Ribeira, que fará o repasse das mesmas aos interessados em recuperar áreas degradadas.

Serviço

A Campanha Cílios do Ribeira, parceria do Instituto Socioambiental (ISA) e Instituto Ambiental Vidágua, é uma iniciativa para promover a restauração das matas ciliares da Bacia do Rio Ribeira de Iguape. Os interessados em receber doação de mudas devem enviar mensagem pela ficha de contato disponível na página eletrônica www.ciliosdoribeira.org.br.