II Expedição Ribeira mostra desafios e riquezas do maior rio do Vale

II Expedição Ribeira mostra desafios e riquezas do maior rio do Vale

De 16 a 21 de outubro a Campanha Cílios do Ribeira realizou a “II Expedição de Educação Ambiental e Levantamento de Campo no Rio Ribeira de Iguape”. Durante seis dias, técnicos percorreram o rio, desde o Quilombo de Porto Velho, entre os municípios de Itaóca e Iporanga, até sua foz, em Iguape.

O rio Ribeira foi o personagem principal da expedição. Além de observar suas condições ambientais, especialmente a vegetação e o uso e ocupação do solo nas margens do rio, a equipe visitou comunidades que vivem próximas a ele, escolas municipais e estaduais (veja no Diário de Bordo, na primeira página deste site, o roteiro percorrido). Rio Ribeira, em Iguape. Renata Takahashi/VidáguaRio Ribeira, em Iguape. Renata Takahashi/Vidágua

Problemas como falta de água para consumo humano, dificuldades para o transporte de pessoas e insumos de uma margem à outra do rio, grandes perdas de terras e infra-estrutura em decorrência do uso intensivo do solo, desbarrancamentos e constantes cheias foram desafios encontrados pelo caminho.

Ao mesmo tempo, ações de resistência e de cuidado mostraram que muita gente se preocupa com o rio Ribeira e se empenha para restaurá-lo. Durante a expedição, a equipe conheceu jovens motivados a sensibilizar a população para as questões ambientais, agricultores que perceberam, na prática, a importância de se proteger as margens dos rios, contadores de histórias que envolvem a todos com a beleza poética do grande Ribeira.

O encontro do rio com o mar foi celebrado com o show “Excelência ao Ribeira”, do grupo Batucajé. Júlio César da Costa, poeta e membro da banda, resumiu o sentimento com o qual a equipe da expedição concluiu sua jornada. “Aqui no Vale o Rio é tudo. É a identidade do povo. A cultura popular precisa ser reconhecida e legitimada. A questão ambiental passa pela questão cultural. A valorização das comunidades tradicionais por meio da arte, da música e da poesia é muito importante”, disse.

E Viva o Rio Ribeira!

____________________________________________________________________________
Parceiros da Expedição: Associação do Remanescente de Quilombo da Comunidade de Porto Velho, AMAVALES, APTA, Comitê da Bacia Hidrográfica Ribeira de Iguape/Litoral Sul, Comunidades locais, DAEE, Diretorias de Ensino, Escola Estadual Jayme Almeida Paiva, IDESC, Instituto Ambiental Vidágua, MOAB, Prefeituras de Iporanga, Eldorado, Sete Barras, Registro e Iguape, e UNESP