INSCRIÇÕES ABERTAS para a formação de agentes de educação ambiental na agricultura familiar

Abrangendo 14 municípios do Vale do Ribeira, a iniciativa envolverá 150 jovens e apoiará projetos e campanhas das comunidades atendidas

Uma região com grande riqueza socioambiental, mas com muitas demandas sociais e econômicas, principalmente quando se fala na juventude. Esses são alguns dos contrastes observados no Vale do Ribeira, e, pensando nisso, o ISA estabeleceu parcerias com associações comunitárias, organizações não governamentais, Prefeituras, órgãos públicos estaduais e federais, para elaboração do projeto “Formação de agentes socioambientais de educação ambiental na agricultura familiar e implementação de projetos comunitários de educação ambiental”.

O projeto atenderá jovens e mulheres, prioritariamente entre 16 e 29 anos, de comunidades tradicionais, quilombolas, caiçaras, indígenas, agricultores familiares, ribeirinhos e assentados, num total de 150 pessoas.

Tem o objetivo de contribuir para a formação educacional e política de agentes locais que promovam o desenvolvimento socioambiental do Vale do Ribeira. Serão feitas capacitações em cinco módulos, abordando temas como educação ambiental, políticas públicas e gestão territorial, legislação e adequação ambiental das propriedades, biodiversidade e manejo agroecológico, e elaboração de projetos e campanhas.

Cinco turmas serão formadas, envolvendo os seguintes municípios: Apiaí, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itaóca, Jacupiranga, Pariquera-Açú, Registro e Sete Barras.

Após o período de capacitação, os agentes elaborarão projetos e campanhas baseados nas demandas locais, para o desenvolvimento rural sustentável, e cinco deles terão apoio técnico e financeiro para sua implementação.

Espera-se com esta iniciativa o fortalecimento das comunidades atendidas, a formação de agentes locais motivados e críticos, a ampliação da participação da juventude nos espaços de construção de políticas públicas e a realização de projetos e campanhas que contribuam para o desenvolvimento e a valorização das comunidades rurais do Vale do Ribeira.

O primeiro módulo será realizado em 2014, e os demais acontecerão até agosto de 2015. Cada módulo terá 24 horas de atividade presencial (3 dias), além de atividades a serem feitas na comunidade de origem do aluno. As despesas com material de apoio, transporte, hospedagem e alimentação são por conta do ISA, e a formação é gratuita. Haverá processo seletivo, a partir de inscrições que já estão abertas.

INSCRIÇÕES

Prazo para entrega das fichas inscrição: até 29/agosto/2014
Divulgação das lista de inscritos: a partir de 10/setembro/2014 (entraremos em contato com os selecionados).
Local para entrega das fichas: Escritório do ISA Eldorado em mãos ou pelo correio: Av Dr Nuno Silva Bueno, 390, Centro, CEP: 11960-00, Eldorado-SP, aos cuidados de Ivy ou Renato. A inscrição também pode ser feita pelo e-mail agentesvaledoribeira@gmail.com. A ficha de inscrição está disponível em http://isa.to/1wrVklR.
Em caso de dúvidas:
Telefone: (13) 3871-1697 ou 3871-1545

Ficha de inscrição
Cartaz de divulgação