Seminário reúne comitês de bacia do Paraná e São Paulo para discutir o Vale do Ribeira

Integração de informações geográficas, transposição de águas e patrimônio cultural estão entre os temas do evento

No próximo dia 18 de março será realizado o seminário "Articulação entre os comitês de bacia do rio Ribeira - SP/PR", no Rotary Clube, em Registro, promovido pelo Instituto Socioambiental (ISA), Comitê da Bacia Hidrográfica Ribeira de Iguape e Litoral Sul (CBH-RB) e Comitê do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira (COALIAR). O objetivo do evento é dar sequencia ao processo de integração entre os comitês de bacia de São Paulo e Paraná que abrangem o território do Vale, tendo em vista se tratar de um rio federal.

No período da manhã, será apresentado panorama sobre a situação dos recursos hídricos no Vale do Ribeira, em ambos os estados, destacando seus atributos e os fatores de pressão. Serão apresentados também os sistemas de informações geográficas utilizados pelos dois comitês de bacia, e o processo de integração entre eles, ferramenta que pode contribuir para o planejamento e gestão territorial.

A primeira mesa da tarde tem como foco a discussão sobre os projetos de transposição de águas da bacia do rio Ribeira para as regiões metropolitanas de São Paulo e Curitiba. Por conta de sua riqueza hídrica, a região é estratégica para o fornecimento de água para o abastecimento público dessas capitais, e engenheiros da SABESP e SANEPAR falarão sobre os projetos em andamento em cada estado.

A última mesa tratará do patrimônio cultural da região, com apresentações sobre o estudo feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) relacionado à paisagem cultural do rio Ribeira, o inventário cultural de comunidades quilombolas da região e estudos sobre os sambaquis.

As discussões feitas durante todo o dia irão subsidiar a discussão entre os comitês de bacia dos dois estados, com vistas à futura criação de comitê federal, como definido pela Resolução CNRH nº 109/2010, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

O seminário é gratuito e aberto ao público em geral. O evento tem apoio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), vinculado à Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, e faz parte do projeto “Articulação Institucional SP/PR - Ribeira Integrado”, executado pelo Instituto Socioambiental (ISA). Veja a programação completa aqui

SERVIÇO

Seminário "Articulação entre os comitês de bacia do rio Ribeira - SP/PR"
Data: 18/03 (terça-feira)
Horário: das 9h às 17h
Local: Rotary Clube – Registro - Rua José Antonio de Campos, 450, Centro, Registro-SP
(visualize o endereço em https://goo.gl/maps/f35Dg)
Inscrição online: http://isa.to/1e2B4MW
Maiores informações: www.ciliosdoribeira.org.br ou (13) 3871.1697