Oficinas regionais discutirão PSA para o Vale do Ribeira

O Instituto Socioambiental (ISA), com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica Ribeira de Iguape e Litoral Sul, fomentado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), está executando o projeto que visa elaborar estratégia para implantação de pagamento por serviços ambientais (PSA) para o Vale do Ribeira.

O ISA vem desenvolvendo ações com este tema na região desde 2009, promovendo seminários, estudos e apoiando iniciativas, e esse acúmulo será fundamental para nortear as ações do projeto que se inicia.

As atividades previstas para a primeira fase do projeto incluem pesquisa sobre o estado da arte das políticas em PSA, visita técnica a município onde o PSA tenha sido implementado, e quatro oficinas sobre serviços ambientais em diferentes regiões do Ribeira. Serão produzidas informações sobre aspectos voltados à água e floresta, dois serviços ecossistêmicos ricos na região, em escala 1:50.000 para a bacia do Ribeira e escala 1:10.000 para a microbacia do rio Pilões, que envolve os municípios de Eldorado e Iporanga.

Todo o processo está sendo acompanhado por um Conselho Gestor, formado por representantes de governos, sociedade civil, associações comunitárias e instituições de pesquisa, que já se reuniu duas vezes desde o início do projeto.

Com base nos dados levantados nas visitas e oficinas, serão discutidas as estratégias que valorizem os serviços ecossistêmicos e as especificidades do Vale do Ribeira e que possam integrar uma política de pagamento por serviços ambientais.

De 08 a 31 de outubro acontecerão as oficinas regionais temáticas, em Eldorado, Apiaí, Pariquera-açu e Juquiá, abertas ao público, das 8h30 às 17h. Veja a programação completa abaixo.

Maiores informações: (13) 3871.1697 / (13) 99634.1864 / ivy@socioambiental.org